quinta-feira, 30 de junho de 2011

Origem do Futebol Americano

A origem do futebol americano é muito interessante. Na verdade, o esporte que leva o nome dos EUA para o mundo todo começou oficialmente na Inglaterra, por volta do século XIX. Esse jogo foi exportado para os EUA naquela época. Anos depois, no país britânico, a modalidade deu origem a dois esportes diferentes: o futebol, primordialmente jogado com os pés, e o rugby, praticado com as mãos. A Universidade Americana, responsável pela importação do futebol original, resolveu então adotar a segunda versão. Com o passar dos anos, o rugby, que na sua versão original é praticado até os dias de hoje, passou por uma série de mudanças e deu origem ao futebol americano, pouco difundido no Brasil.

Nos Estados Unidos e no Canadá, o esporte recebe o nome de football. O esporte é marcado pela competitividade, onde a velocidade, agilidade, capacidade tática e a força bruta dos jogadores são os principais fatores. É comum encontramos jogadores com mais de 140 kg se empurrando uns aos outros.

Nos EUA, o esporte é extremamente popular. Desde os anos 1990, passou o baseball como o desporto mais popular da nação. A liga profissional, a National Football League (NFL), composta por 32 equipes, é muito popular. O jogo decisivo, o Super Bowl, que define o título da competição, tem uma audiência anual de quase metade dos lares com televisão e é também emitido para 150 países.

No Brasil o futebol americano não é popular, mas conta com alguns apaixonados pelo esporte. Na televisão brasileira, eram famosas as transmissões do Super Bowl comandadas por Luciano do Valle durante as décadas de 1980 e 1990 na TV Bandeirantes.

Para os fanáticos do esporte que não tiveram a oportunidade de acompanhar as transmissões das emissoras abertas, fica a lembrança do maior mito que surgiu no futebol americano de todos os tempos, Joe Montana, quarterback do San Francisco 49ers. O atleta, eleito o melhor da história, ganhou quatro SuperBowl e ficou famoso por seu raciocínio rápido e precisão nos lançamentos. Era um líder nato, um jogador fantástico. Portanto, fica a esperança que novos mitos como Montana possam surgir e, um dia, a TV aberta se renda a um dos esportes mais emocionantes da América.

4 comentários: